Prefeitura Municipal de Guariba
brasao
Terça, 18 de Junho de 2019

buscar
×
Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente

Secretário(a): Janir Aurélio da Silva

Nossa Secretaria

A  Secretaria de Planejamento  e  Meio  Ambiente tem por competência o planejamento, a programação, a execução, a organização, a supervisão e o controle das políticas públicas de meio ambiente, com ênfase na educação e proteção ambiental, e outras afins.

NOSSA MISSÃO

Representar e prestar assistência ao Prefeito Municipal nas funções de elaboração, implantação e acompanhamento da política ambiental e da defesa do meio ambiente;

Representar e prestar assistência ao Prefeito Municipal nas funções de elaboração, implantação e acompanhamento da política ambiental e da defesa do meio ambiente;

Presidir o Conselho Municipal do Meio Ambiente;

Atender os interesses dos munícipes nos assuntos do meio ambiente;

Manter relações públicas de contatos com os demais órgãos governamentais e entidades não governamentais de defesa ambiental;

Acompanhar e colaborar na elaboração do orçamento programa e de orçamento plurianual de investimentos, bem como das diretrizes orçamentárias e, Plano Diretor do município e Conselho Municipal do Meio Ambiente;

Exercer a coordenação e a supervisão dos setores na esfera de suas atribuições;

Desenvolver outras atividades necessárias para o cumprimento de suas atribuições;

Superintender a administração do pessoal lotado nos setores e a administração do material utilizado ou a disposição da Secretaria Do Planejamento e Meio Ambiente;

Promover a integração da comunidade à política do meio ambiente desenvolvida pelo município;

Desenvolver mecanismos e instrumentos com a finalidade de preservar e melhorar a qualidade da vida no município;

Promover articulação com entidades públicas ou privadas, internas ou externas, para execução e desenvolvimento de projetos ou aditadas ambientais de sua competência;

Promover a articulação com os órgãos ambientais no âmbito Estadual e/ou Federal, para fiscalização, bem como com as organizações não governamentais que atuem na área ambiental;

Estimular a Educação Ambiental, inclusive nas escolas;

Apoiar e fomentar a implantação, recuperação e manutenção de áreas verdes urbanos e áreas de proteção ambiental do município;

 

Coordenar, fiscalizar a limpeza Urbana;

 

 

Onde Estamos

ENDEREÇO: Avenida Evaristo Vaz, 1190

TELEFONE: (16) 3251-9422

EMAIL: [email protected]

Notícias
Coleta Seletiva

A Cooperativa de Catadores de Material Reciclavel Coopgua,hoje formalizada realiza a coleta de materiais no Municipio, no sistema porta a porta.Após a coleta este materialé levadopara o Barracão,onde é realizada a triagem,e depois os materiais são vendidos para uma Empresa que da correta destinação final.

Reativação do Viveiro Municipal

O Espaço Municipal de Mudas Nativas tem como objetivo a produção de mudas que serão distribuídas gratuitamente para a população, tanto da área rural quanto urbana, para recuperação de Áreas de Preservação Permanente, plantios em Áreas Verdes e Arborização Urbana.

A proposta é retomar as atividades, iniciando com reforma e adequação das áreas cobertas com sombrite que oferecem controle de condições climáticas para a produção das mudas, irrigação aérea, aumentar e capacitar a mão de obra, compra de equipamentos, ferramentas, insumos e materiais como saquinhos, bandejas etc...

Banco de Dados EEA8

Você sabia? 

Ipermeabilização de Aterro em Trincheiras

Utilização de manta de impermeabilização adequada para o solo do aterro sanitário municipal, assim prevenindo a contaminação do solo,implantação de Impermeabilização  na 2ª Fase da 5ª Trincheira.

Construção de galerias

 Prefeitura Municipal, propõe a construção de sistemas de drenagem urbana de águas pluviais, cujo objetivo será:Reduzir a exposição da população e das propriedades ao risco de inundações;

  • Reduzir sistematicamente o nível de danos causados pelas inundações;
  • Impedir problemas de erosão e sedimentação;
  • Proteger a qualidade ambiental e o bem-estar socal;
  • Promover a captação de águas pulviais que são lançadas nas ruas, evitando-se alagamentos, destruição da pavimentação asfástica,riscos de acidentes,danos em residências.
INSTALAÇÃO MODELO

As cidades sustentáveis são aquelas que adotam uma série de práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Geralmente são cidades muito bem planejadas e administradas.Algumas escolas do Municipio vem adotando a prática de reutização de materiais,bem uma série de medidas como equilibrar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental e a justiça social.

AÇÃO NO VERDE AZUL -ARTICULAÇÃO INTERMUNICIPAL

Pelo fato dos municípios de Guatapará, Guariba Motuca e Pradópolis estarem próximos e fazer parte da mesma bacia hidrográfica, viu a importância e a necessidade de firmar uma articulação intermunicipal para realizar ações no âmbito de recuperação, conservação e proteção da fauna e da flora dos municípios.

Limpeza e Manutenção das galerias Construção de sarjetões

De forma preventiva a Prefeitura de Guariba tem realizado ações para evitar o alagamento das ruas em decorrência do acúmulo de lixo e realizado vistorias monitoradas durante ou após o período chuvoso em limpeza em galerias e bueiros. Os serviços visam garantir o perfeito escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido retido durante as chuvas cause maiores transtornos, como impedir situações de alagamento e obstrução das vias públicas.

Arborização a importância

A Prefeitura Municipal tem se preocupado com a arborização do muncipio,e por isso tem orientado aos munípes quanto a retirada das árvores com cartilha e folhetos explicativos.

ÁGUA UM BEM PRECIOSO

Capitação de água da chuva, para ser usada na irrigação da horta da escola, e limpeza da escola, através de instalação de cisternas.

 

Recuperação de áreas

A proposta prevê plantio de mudas diversas, entre frutas e nativas, realizar parcerias com as usinas do município, incentivando a Educação Ambiental, dando prioridades a áreas onde seja possível executar projetos de corredores ecológicos, com o objetivo de aumentar o fluxo gênico garantido proteção da biodiversidade local.

Recarga de Toner

Recarregar cartuchos e torners em todos os prédios municipais.

Desta forma o município esta agindo de forma consciente no reuso de materiais gerados e reciclados, contribuindo com o meio ambiente.

 

Pneus

Os objetivos do projeto são:

 

  1. Reduzir a quantidade de pneus jogados em áreas de APP`s e terrenos;

      2.  Reduzir o volume de resíduos destinados aos aterros sanitários.

 

DESCARTE DE LÂMPADAS FLUORESCENTES

Em atendimento às ações previstas no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e diante da necessidade de adequação e correta gestão no gerenciamento dos Resíduos de Lâmpadas Fluorecentes, estabeleceu-se como meta a coleta e destinação adequada de 100% dos resíduos de lâmpadas coletados até 2025. Para realização da ação, a Prefeitura Municipal  fez uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do Município de Guariba,realizou a contratação da Empresa ECO 1000 RECICLAGEM DE SUCATAS,COMÉCIO E SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E EMPRESARIAIS EIRELLI, para prestação de serviços na coleta e destinação adequada de lâmpadas fluorescentes,tubolares e compactas,vapor metálico ou descarga a gás e lâmpadas quebradas.    

Arborização Urbana

A condição de desconforto nos ambientes urbanos tem condicionado uma série de prejuízos econômicos, sociais e de qualidade de vida às comunidades urbanas.Promover o enriquecimento da Arborização Urbana no município de Guariba, através do plantio de árvores nativas em praças, áreas verdes e institucionais carentes de arborização.

O primeiro plantio de enriquecimento de Arborização Urbana foi realizado na área verde do bairro CDHU no dia 20/04/2018. Esse plantio somou-se a cerca de 2.000 árvores já plantadas no local. Foram utilizadas arvores nativas como aroeira, ipê, paineira, embaúba, marmelinho, jequitibá, cássia-fistula entre outras. O preparação do local e plantio foi realizado pela equipe da Prefeitura Municipal de Guariba. As mudas foram doadas pela Usina São Martinho. 

Aterro Sanitário

Compra de manta para a impermeabilização através do convênio com o FEHIDRO, Este sistema e procedimento tem como objetivo diminuir os riscos de poluição e contaminação de meio ambiente e prejuízos a saúde pública, redução  do  impacto visual e dispersão de resíduos e partículas pela ação do vento, redução o risco de acidentes e de contaminação direta de pessoas estranhas, redução da infiltração  de água de chuva e de erosão da superfície e taludes do aterro e o controle do risco e contaminação.

Cartuchos Recaregáveis

Não há como negar que o hábito de recarregar cartucho de impressora se tornou prática comum não só para o usuário doméstico como também para grandes empresas. Economicamente, é mais viável recarregar um cartucho, seja ele de jato de tinta ou toner, ao invés de comprar um cartucho novo. A economia pode muitas vezes chegar a 50% de diferença entre um novo e um recarregado.

Incentivo a substituição de combustíveis fósseis

Sabendo da importância para a diminuição da liberação de CO2 na atmosfera, a prefeitura municipal de Guariba/SP através da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente em parceria com o setor de transporte da prefeitura municipal, decidiu que todos os carros Flex pertencente ao setor público usariam etanol ao invés de gasolina, e que faria também uma campanha mostrando a população os benefícios para o meio ambiente de se usar etanol ao invés de gasolina com o intuito de que a maioria da frota do município de Guariba seria abastecida por etanol diminuindo assim a emissão de gás carbônico na atmosfera.

Palestra sobre Esgoto Tratado

Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo,foi ministrada uma palestra EMEB Prof Barros,com Fabio de Campos funcionário da Sabesp que explicou como funciona todo o processo de Saneamento do Municipio.

COMO PLANTAR ÁRVORE

PREOCUPADOS COM O MANEJO DAS ÁRVORES DO MUNCIPIO, A SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE ELABOROU UMA CARTILHA QUE É DISTRIBUIDA PARA O MUNICIPE EXPLICANDO O  TIPO DE ÁRORE QUE PODE SER PLANTADA EM CALÇADAS,PARA SER EVITADA  A POSSIBILIDADE DE SER ERRADICA.

PILOTO DE FLORESTA URBANA

EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE REALIZAMOS UMA PLANTIO D EMUDAS NATIVAS NO ÚLTIMO SÁBADO DIA 29 DE SETEMBRO COM O APOIO DOS INTEGRANTES DO CONDEMA E SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE.

Recuperação Ambiental das Nascentes e seu Entorno

Guariba é um município cercado por grandes usinas,que tem sem preocupado e recuperar e moitorar as nascentes do perimetro do municipio,sendo recuperadas e prservadas.

NASCENTE MODELO

PENSANDO NA ESCASSEZ DE ÁGUA COMEÇAMOS UM PROJETO DE PRESERVAR AS NASCENTES DO MUNCIPIO,CUJA PRINCIPAL INTENÇÃO É IDENTIFCAR,LIMPAR E INFORMAR AOS MUNICIPES A SUA NECESSIDADE.

GUARDA RESPONSÁVEL

A intenção é formar uma Coordenadoria Municipal de Defesa dos Animais Domestícos.

Banco de Dados EEA8

INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA AO BANCO DE DADOS DISPONIBILIZADA AO PÚBLICO

VIVEIRO MUNICIPAL

O Viveiro Municipal tem como objetivo a produção de mudas nativas que serão distribuídas gratuitamente para a população, tanto da área rural quanto urbana, para recuperação de áreas de Preservação Permanente e plantios em áreas Verdes.

RECUPERAÇÃO DE NASCENTE BAIRRO VILA ROCCA

A educação tem papel fundamental no processo de preservação e proteção do meio ambiente. A Educação Ambiental se constituiu com base em propostas educativas com inegável relevância para a construção de uma perspectiva ambientalista da sociedade, buscando caminhos sustentáveis, requalificando a compreensão e o modo de nos relacionarmos com a natureza.

USO RACIONAL DA ÁGUA - CAPACITAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA.

O município de Guariba, até o momento nunca sofreu com escassez de água porém a SABESP no ultimo ano teve que aprofundar 10 metros para conseguir continuar a capitação para abastecimento de água no lençol freático Guarani. Vendo a importância de se usar a água de forma consciente foi implantado na escola municipal EMEB Gino Belodi, a capacitação de água da chuva para ser usado na irrigação das hortas da escola e na limpeza economizando assim a água tratada para consumo humano.

DOAÇÃO DE MUDAS REALIZADO PELO COMDEMA - CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE EM PARCERIA

No último sábado (22) foi realizada entrega de mudas de árvores nativas e de plantio em calçada na Praça “Silvio Vaz de Arruda” em homenagem ao dia da árvore, comemorado no dia 21. Foram mais de 300 mudas entregues à população, que compareceu para garantir sua mudinha.  

CERIMÔNIA DE POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE - COMDEMA

Criado por Lei Municipal o COMDEMA integra o Sistema de Gestão Ambiental da Cidade, tendo a finalidade de instituir normas e diretrizes ambientais, além de assessorar o Chefe do Poder Executivo Municipal em assuntos de políticas de proteção, conservação e uso sustentável do meio ambiente.

PROJETO HORTA NA ESCOLA

A Prefeitura Municipal de Guariba em parceria coma Secretaria de Educação está promovendo nas escolas Projetos com foco em difusão e capacitação de técnicas de boas práticas agroambientais, a maioria das escolas do Município esta localizada em áreas carentes, por isso a necessidade destes projetos terem seu inicio nestes bairros. Os alunos dos Projetos irão implantar e conduzir uma horta de produção orgânica, monitorado com professor e nutricionista, para ter conhecimento prático de técnicas, boas práticas e valores nutricionais.

FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS

A proposta primordial da feira de produtos orgânicos em Guariba é fomentar a agricultura familiar, e dar um local de comercio para os produtos produzidos nas pequenas propriedades rurais do município.

NASCENTE MODELO MUNICIPAL

Guariba possui uma nascente modelo localizada na praça do bairro do Jardim Irajá, que tem por objetivo desenvolver e conscientizar alunos e a comunidade da importância das nascentes e da água a todos os seres vivos e a conservação  das áreas de preservação permanente, fortalecendo os hábitos e comportamentos onde podemos preservar o meio ambiente.

COMEMORAÇÃO SEMANA DA ÁGUA PLANTIO DE MUDAS NATIVAS NA CIDADE DE PRADÓPOLIS

No dia 21 de março de 2018 no município de Pradópolis foram plantadas 300 mudas nativas de variadas espécies na margem do lago municipal, o plantio contou com a colaboração dos municípios de Guariba, Guatapará e Jaboticabal, onde cada um deu a sua contribuição para que esta ação de reflorestamento fosse realizada.

CONSTRUÇÃO DE GALERIAS

A impermeabilização dos solos em áreas urbanas deve andar junto de projetos de galerias de águas pluviais. Isso porque o asfalto é rapidamente deteriorado quando as águas das chuvas correm por sobre ele cotidianamente. As galerias também evitam enchentes em áreas de acúmulo de água nas vias e organizam a vazão até o corpo receptor (córregos, rios e mares).

Limpeza de boca de lobo

O serviço consiste na limpeza do interior das caixas coletoras (boca de lobo), para melhorar a eficiência do sistema de drenagem de águas pluviais. A Prefeitura realizou a contratação através de licitação para agilizar o serviço, nesta época de estiagem.

COMBUSTÍVEL S10

Considerando os objetivos de promover a redução de emissões através da melhoria de características dos combustíveis disponibilizados à frota de veículos circulantes, foram estabelecidos limites máximos do teor de enxofre no diesel convencional. A redução do teor de enxofre implica na redução proporcional de gases, além de reduzir a produção de material particulado. Pensando na redução de gases poluentes na atmosfera, a Prefeitura realizou Processo de Licitação, para abastecer seus veículos com combustível S10.

Agricultura Familiar

Por meio da Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, a qual dispõe em seu Art. 14 que do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) no mínimo 30% (trinta por cento) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas, o município de Guariba vem adquirindo alimentos oriundos da Agricultura Familiar de produtores locais e regionais (cidades próximas ao entorno do município).

Relatório de Água Bruta

 Em atendimento às exigências estabelecidas, a Sabesp analisa a qualidade da água desde a origem até os pontos de consumo. Para assegurar a confiabilidade do seu produto, a empresa executa um forte trabalho nas suas 16 centrais de controle sanitário, estrategicamente instaladas pela Região Metropolitana de São Paulo, Interior e Litoral.

 

PROJETO REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA

A coleta de água a partir do telhado para o reservatório tem uso imediato e eficiente, uma maneira sustentável de contribuir com o meio ambiente e fazer o uso racional dos nossos recursos naturais. A captação de água de chuva é uma prática muito difundida, principalmente nos países europeus. A instalação predial para águas pluviais, composta por calhas e condutores, foi pré-dimensionada, considerando os parâmetros relativos ao município, ou seja, a intensidade pluviométrica e as áreas de contribuição dos telhados da escola.Desta forma a água foi utilizada para irrigar os canteiros de hortaliças,o que promoveu uma grande fartura e os alunos aproveitam estas verduras como complemento nas refeições.

REDUÇÃO DE PERDAS

A SABESP REALIZA TROCAS DE HIDROMETROS PARA CONTENÇÃO DE PERDAS.

Banco de Dados

VOCÊ SABIA?

CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS

            Com a domesticação de cães e gatos, o homem passou a ser o responsável pelo bem-estar dessas espécies. Juntamente com o número de animais de estimação, cresce o número de animais encontrados em situação de abandono nas ruas. Tendo em vista a necessidade de intervenção no controle de natalidade do município, e considerando a necessidade de tramitações nas diferentes esferas  e âmbitos da gestão pública, na execução de esterilização para Controle de Natalidade de Cães e Gatos.

VIVEIRO DE MUDAS

O Viveiro tem como objetivo aumentar a produção de suas mudas e desta formar suprir as necessidades quanto á arborização do municipío.
 

Compostagem

Destinar de modo ambientalmente correto os resíduos sólidos orgânicos como a  restos de poda de árvores e folhas, ganham nova função no município, o  uso deste resíduo poderá servir de base para que, ao mesmo tempo em que se dá um destino de uso a um material, que do ponto de vista ambiental possui sustentabilidade e que hoje é despejado em aterros sanitários e lixões contribuindo com problemas ambientais, a intenção é fomentar a distribuição e produção de composto orgânico de qualidade para uso em hortas escolares e pequenos produtores no município.

Coleta Seletiva

A coleta seletiva é, assim, a separação e o recolhimento, desde a origem, dos materiais potencialmente aproveitáveis. Ao adotar a coleta seletiva de resíduos o município, estará dando uma contribuição significativa ao desenvolvimento sustentável, cuidando não só em criar um ambiente limpo e sadio, mas ajudando a aumentar a vida útil do aterro sanitário, somando esforços na economia dos recursos naturais. O processo de tomada de consciência esta na formação de multiplicadores das práticas ecológicas que podem divulgar atitudes ambientalmente corretas.

Contenção de erosão

A Prefeitura de Guariba realizou o plantio de mudas de grama no trevo de acesso do municipio para contenção de uma erosão causada pelo desgate do solo.

PLANO MUNICIPAL INTEGRADO DE SANEAMENTO

A implantação dos sistemas públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e destino adequado do lixo traz uma rápida e sensível melhoria na saúde e condições de vida de uma população. Como exemplo, podemos citar: Controle e prevenção de doenças; Promoção de hábitos higiênicos; Melhoria da limpeza pública; Manutenção de praças e jardins; Combate aos vetores.Melhoris que devem começar pela:

  1. ÁGUA;
  2. ESGOTO;
  3. O LIXO DOMÉSTICO .

 

PLANO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Foram realizados as seguintes mudanças:

  1. Destinação dos Resíduos de Construção Cívil;
  2. Ecoponto;
  3. Óleos Comestíveis;
  4. Coleta Seletiva;
  5. Resíduos de Saúde;
Equipamentos Adquiridos no 2017

A Prefeitura Municipal de Guariba no decorrer deste ano adquiriu novos equipamentos que irão auxiliar à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, na contenção de Resíduos como medida de prenvenção priorizar a minimização da geração e o reaproveitamento de materiais, a fim de evitar os efeitos negativos sobre o meio ambiente e a saúde pública.

ARBORIZAÇÃO URBANA

Com o intuito de haver uma elaboração e normas políticas que estabeleçam a fixação de árvores nestes locais, é crucial conhecer quantitativamente as características do espaço urbano para que haja eficácia na cobertura arbórea da cidade. Diante disso, são perceptíveis as consequências sofridas pelos habitantes da cidade; pode ser citado como exemplo: problemas respiratórios, visto que, as árvores são de suma importância para a produção de oxigênio.

Atividade Educativa

A realização desta horta é fazer que os meninos ali assistidos tivessem como prioridade promover o resgate da autoestima através do contato com a terra e incentivar o plantio, possibilitando aprendizagem e o envolvimento no plantio de hortaliças e o cultivo para o próprio consumo.

Melhorias de Destinação de Resíduos

Visando tratar corretamente os resíduos gerados, evitando com isso passivo ambiental e danos à saúde pública, comprometendo a:

Guariba, tem se preparado ao longo dos anos em identificar, planejar e agir no sentido de direcionar corretamente todo o seu sistema municipal de resíduos sólidos e encontra-se hoje em situação privilegiada. Um dos objetivos será no sentido de reorganizar todo o processo, ajustando os vários tipos de resíduos, intensificando a Educação Ambiental.Um grande desafio ocupa local destaque nas sociedades atuais: o da Sustentabilidade.

 

 

 

böcek ilaclama