Prefeitura já realizou mais de 1556 exames de covid-19 no município

Ter um panorama de como está o nível de contaminação pelo novo agente do coronavírus é fundamental para que a Prefeitura conduza as ações de prevenção do novo Coronavírus. A coleta de exames começou no mês de março e desde o mês de maio as equipes da Secretaria Municipal de Saúde têm realizado a busca ativa de pessoas que tiveram contato direto com aquelas que testaram positivo para a covid-19.

A Prefeitura adquiriu 480 testes e recebeu 860 da Divisão Regional de Saúde, totalizando 1340 testes rápidos, que foram utilizados em pessoas que apresentaram sintomas ou comunicantes de pacientes contaminados, que tiveram indicação médica para realizar o exame.

Além dos testes rápidos, foram realizados 216 testes de PCR, que consiste na análise de uma amostra que é coletada por raspagem no nariz ou na garganta. Foram 29 testes analisados pela Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) e 187 testes analisados pelo Instituto Adolfo Lutz. Ao todo, somando testes rápidos e PCR, a Prefeitura já realizou ao todo 1556 exames.

Até a data de hoje, 20,4% dos testes realizados deram resultado positivo.

O prefeito Dr. Francisco destaca que a Prefeitura está realizando uma ampla testagem da população para melhor conduzir as ações de tratamento dos pacientes. “Com os testes temos um maior controle sobre a forma de como a doença acomete nossa população. Os testes são realizados apenas com indicação médica, a enfermagem não indica testes, apenas os realiza. Continuaremos testando os contactantes, assintomáticos e grupos de risco”, disse o prefeito.