Prefeitura Municipal de Guariba
Home / Prefeitura / Programas de Saúde
Programas de Saúde
O que é?

A Estratégia de Saúde da Família está estruturada a partir da Equipe de Saúde da Família, que é multiprofissional e assume a responsabilidade por uma área geográfica definida e sua população, onde desenvolve ações de promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde dos indivíduos e da família, dos recém-nascidos aos idosos, sadios ou doentes, de forma integral e contínua.

A atenção está centrada na família, entendida e percebida a partir do seu ambiente físico e social, o que possibilita uma compreensão ampliada do processo saúde/doença e o levantamento de seus problemas de saúde mais expressivos, buscando-se soluções, seja na rede de serviços de saúde, seja na sociedade em geral. Trata-se de um atendimento humanizado, resolutivo e de qualidade.

A unidade de saúde da família é o novo ou antigo posto ou centro de saúde, trabalhando dentro de uma nova lógica, o que lhe permite aumentar sua capacidade de oferecer repostas adequadas às necessidades básicas de saúde da população. A unidade do PSF deve se constituir no primeiro contato do paciente com o SUS, ou seja, ela deve ser a “porta de entrada” para o Sistema, integrando-se com os outros níveis de assistência, e de ações de saúde que a complementam.

A implementação do PSF, se realizada de forma adequada e integrada com o restante da rede SUS, ocasionará a redução das internações evitáveis e a alteração do perfil de morbi-mortalidade, beneficiando a população.

Para implantar o PSF é necessário que o município se disponha a promover o processo de mudança. As Direções Regionais de Saúde (DIR) estão à disposição para as devidas orientações.

A implantação do programa de Saúde da Família depende, antes de tudo, da decisão política da administração municipal, que deve submeter proposta ao Conselho Municipal de Saúde e discutir o assunto com a comunidade a ser beneficiada.

A definição acima do Programa de Saúde da Família vem nos conscientizar quanto da importância de estarmos voltados para uma forma alternativa de levar para dentro da casa do paciente, englobando todos os que ali residem, orientações sobre a forma de viver em um ambiente mais sadio, facilitando o trabalho na prevenção de doenças e de promoção da saúde.

AVENIDA EVARISTO VAZ, 1190, CENTRO
CEP: CENTRO