Resumo das reuniões do período 2019 realizadas pelo COMDEMA.

RELATÓRIO DO COMDEMA

Conselho de Defesa do Meio Ambiente

O COMDEMA Municipal,é composto por 5 Membros titulares e 5 Membros Suplentes,representando o Poder público Municipal,5 Membros  titulares e 5 membros Suplentes da Sociedade Civil,entra elas estão Cooperativa de Catadores de Material Reciclável – COOPGUA,Rotary Clube,Lions Clube,Coplana e Sabesp.

As Reuniões acontecem uma vez por mês,ou quando houver a necessidade,os membros são convocados,possui regimento interno,e tem poder de ser consultivo e deliberativo.

Reunião  6  de 13 de Março de 2019.

O Presidente Sr. Edson Luis Montalvão Caporusso,apresentou uma retrospectiva das ações desenvolvidas no ultimo ano.Foram abordados temos como pontuação do  Municipio no Programa Municipio Verde AZuul no ano 2018,e apresntação das Diretivas para o ano 2019, elaboração de resolução, questões de reestrutaração dos poços que fornecem água para o municipio,projetos de desenvolvimento voltado para práticas sustentáveis referentes ao consumo de água,programa de consumo de combustível fóssil,dificuldade da participação dos Conselheiros nas reuniões do COMDEMA,logistica reversa nas licitações municipais,reforçando aos conselheiros da importancia do comparecimento já que Janeiro e Fevereio não ouve reunião. Todos os assuntos foram apreciados pelos Conselheiros e concordaram com os tópicos apresntados..

Reunião 7 de 31 de Julho de 2019.

O Presidente Sr. Edosn Luis Montalvão Caporusso,abordou temas como: Plano de Contingência Municipal,Plano de Educação Municipal,Projeto Adote uma Caneca,Formalizar a Sala de Educação Ambiental,Plano de Mata Atlantica e Cerrado,apresntação da Resolução e Compensação Ambiental.O Presidente voltou a falar sobre a falta de comprometimento dos Conselheiros,argumentou que no mês de maio e Junho não houve reunião,por falta da presença dos mesmo e muitas das decisões  são prejudicadas, solicitou junto ao Departamento Jurídico do Municipio orientação para troca de Regimento Interno,mas fora orientando a reformar as convocações.Os Conselheiros se comprometerem a participar com mais frequencia nas reuniões.

Reunião 8 de 28 de Agosto de 2019.

O Presidente Sr. Edosn Luis Montalvão Caporusso,abordou temas como: Recursos do FEHIDRO para construção de galerias, melhorando o escoamento  pluvial,evitando possíveis enchentes,o valor até agora é de R$ 280.000,00,Açoes que serão desenvolvidas em comemoração ao Dia da Árvore, Projeto de Plantio de Mudas nas praças municipais,apresntação de um novo Conselheiro PM Eduardo Garcia do Projeto Transformação,que promove melhoria na conduta dos alunos nas redes municipais. Todos os assuntos foram apreciados pelos Conselheiros e concordaram com os tópicos apresntados.

Reunião 9 de 04 de Setembro de 2019.

O Presidente Sr. Edosn Luis Montalvão Caporusso,abordou os temas: apresentação das Diretivas do Programa Municipio Verde Azul Ciclo 2019 2 Etapa, foi explicado a complexidade de se cumprir as diretivas pois envolve todos os setores da Prefeitura ,são 10 Diretivas, cuja ações propostas norteadoras da agenda ambiental local,abrangendo os seguintes temas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Também abordou o tema Continuidade do Projeto Arborização Consciente,em Comemoração ao Dia da Árvore,Palestra que sera ministrada pelo Fabiano Luis de Campos ETE (Sabesp)  do Municipio falando sobre a importancia da ETE,realização do Projeto Planejando o Amanhã – com Destribuição de Mudas,Feira de Troca de Livros E Guarda Responsável de cães e gatos. Apresentado os temas os Conselheiros deliberarão,aprovado sem restrição.

Eliana Regina Rascaglia Barbetta

Interlocutora do PMVA/2019