Prefeitura Municipal de Guariba
Domingo, 24 de Março de 2019

DESCARTE DE LÂMPADAS FLUORESCENTES

Observou-se que os órgãos de limpeza da cidade procuram atender a legislação, porém, grande parte dos estabelecimentos pesquisados não está apta ou não faz o recebimento e posterior destinação final das lâmpadas, junto aos fornecedores. Este fato está relacionado à falta do cumprimento da legislação estadual e municipal. O município de Guariba, carece de uma cadeia de distribuição reversa adequada e organizada para reciclar lâmpadas fluorescentes, especialmente as de uso doméstico, que acabam descartadas de forma inadequada. Essas lâmpadas apresentam como componentes principais: vidro, alumínio e mercúrio. O mercúrio presente nas mesmas encontra-se na forma vapor. A disposição inadequada das mesmas e a quebra acidental propiciam além da contaminação humana por inalação, a contaminação do solo, ar e recursos hídricos.Observou-se que os órgãos de limpeza da cidade procuram atender a legislação, porém, grande parte dos estabelecimentos pesquisados não está apta ou não faz o recebimento e posterior destinação final das lâmpadas, junto aos fornecedores. Este fato está relacionado à falta do cumprimento da legislação estadual e municipal. O município de Guariba, carece de uma cadeia de distribuição reversa adequada e organizada para reciclar lâmpadas fluorescentes, especialmente as de uso doméstico, que acabam descartadas de forma inadequada. Essas lâmpadas apresentam como componentes principais: vidro, alumínio e mercúrio. O mercúrio presente nas mesmas encontra-se na forma vapor. A disposição inadequada das mesmas e a quebra acidental propiciam além da contaminação humana por inalação, a contaminação do solo, ar e recursos hídricos.

böcek ilaclama